"Só queremos ver o Samuel a sorrir"
É necessário transplante de células que custa 150 mil €.
Samuel tem paralisia cerebral, epilepsia e não consegue ver ou controlar todos os músculos do corpo. Aos dois anos e quatro meses, precisa de um transplante de células estaminais só possível nos Estados Unidos da América por cerca de 150 mil euros. As Forças de Segurança Unidas organizam esta sexta-feira um torneio solidário com o Macieira Andebol Club, no pavilhão da Ribeirinha, em Macieira da Maia, Vila do Conde, para angariar verbas.
O menino nasceu na Alemanha, onde os pais estão emigrados, em Iserlohn. "No hospital, passou as primeiras 36 horas de vida sem ingerir qualquer nutriente e os níveis de açúcar baixaram demasiado, o que originou os problemas de saúde que ele tem", afirmou ao CM a mãe, Natália Costa. "Só queremos ver o Samuel a correr e a sorrir como qualquer criança saudável. Ele tem lutado muito e nós também", referiram os avós, Crisanto Marques e Zília Cardoso, de Vila do Conde.
Para tentarem que Samuel tenha alguma melhoria na qualidade de vida, os pais vão recorrer a um banco de células estaminais. "Estou agora grávida de quatro meses e meio e espero que o irmão [que se chamará Mateus] traga células compatíveis para acelerar o processo", confessou Natália. "Nem que se consiga uma melhoria pequena, será sempre um passo para o Samuel ter uma vida melhor", referiu.
Pais e avós do bebé têm-se desdobrado em iniciativas para angariar a verba necessária. Foi ainda criada a página de Facebook ‘Ajuda para o Samuel’.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt