Temperatura do mar em máximos de 20 anos no Algarve
Marinha descreve “onda de calor marinha” extrema. Máximo de 25,9 ºC a 4 de julho.
A Marinha divulgou esta terça-feira que, entre 28 de junho e 9 de julho, a temperatura da água do mar bateu máximos de 20 anos. A boia de 'Faro Costeira' atingiu o máximo de 25,9 ºC a 4 de julho.
As temperaturas da superfície do mar "significativamente superiores à média dos últimos 20 anos" indicam "a ocorrência de um fenómeno extremo denominado “onda de calor marinha”, assinala a Marinha, cujo Instituto Hidrográfico tem uma rede nacional de monitorização oceânica.
"Considera-se uma “onda de calor marinha” se a temperatura diária do mar ultrapassar, durante pelo menos cinco dias consecutivos, um limite estatístico elevado, chamado percentil 90 da temperatura média para aquela região e altura do ano", concretiza a Armada.
As temperaturas observadas em Faro, no período referido, estão entre as 10% mais elevadas de todas as registadas nas últimas duas décadas. "Neste caso, a temperatura diária da água do mar registada em Faro ultrapassou em mais de 5°C o percentil 90, correspondendo à categoria de onda de calor marinha considerada extrema", é descrito.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt