Temporal provoca danos em mais de 120 monumentos
Na semana passada, ainda com 50 monumentos afetados, ministra já falava em obras de 20 milhões de euros.
O Convento de Cristo (Património da Humanidade da UNESCO), em Tomar, a Casa Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel (Marinha Grande), a Capela de Nossa Senhora da Encarnação, em Leiria, a igreja matriz de Cernache do Bonjardim, na Sertã e o Arquivo Distrital de Leiria são alguns dos museus, monumentos ou arquivos que sofreram danos graves devido ao mau tempo que tem fustigado o país de norte a sul. Neste momento são mais de 120 os edifícios históricos que sofreram estragos causados pelas tempestades nas duas últimas semanas. A estes há a somar os 21 equipamentos culturais (salas de espetáculos) que também foram afetados.
Na lista de património classificado, Leiria apresenta o maior número de edifícios com "danos moderados", incluindo o Castelo, a Igreja e Convento de São Francisco, a Sé, o santuário do Senhor Jesus dos Milagres, a Capela de S. João Batista de Monte Real e o Abrigo do Lagar Velho, entre outros.
Na Rede Portuguesa de Museus (RPM), com "danos moderados", encontram-se o Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, o núcleo museológico Central do Caldeirão do Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, o Museu Marítimo de Ílhavo e o Museu da Villa Romana do Rabaçal, em Penela.
Ainda da RPM encontram-se encerrados ao público o Museu Municipal de Ourém, a Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire, em Santarém, o museu da imagem em movimento, em Leiria, e o núcleo museológico do Museu Carlos Reis, em Torres Novas. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra encontra-se "encerrado parcialmente".
Na terça-feira da semana passada, para um primeiro balanço de 50 monumentos danificados pela tempestade Kristin, a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes - durante uma visita a zonas afetadas da Região Centro - admitia a necessidade de investimento de 20 milhões de euros, em obras de recuperação,
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt