Trabalhadores da dona da Zara na Europa protestam na "black friday". Lisboa e Viana do Castelo aderem
Trabalhadores reivindicam uma fórmula para receberem uma participação nos lucros do gigante do vestuário.
Os sindicatos que fazem parte do Comité de Empresa Europeu (CEE) da Inditex, dona da Zara, Pull & Bear e Massimo Dutti, convocaram concentrações dos trabalhadores para a próxima sexta-feira, 28 de novembro, coincidindo com a "black friday", anunciaram esta sexta-feira as organizações sindicais em comunicado. Em causa estão funcionários da empresa em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Bélgica, França e Luxemburgo. Os trabalhadores reivindicam uma fórmula para receberem uma participação nos lucros do gigante do vestuário.
As ações de protesto em Portugal irão decorrer em Lisboa e Viana do Castelo.
O Comité de Empresa Europeu afirma que "existe um forte desejo de reconhecimento do esforço" dos trabalhadores "que vá para além das palavras de agradecimento" e referem que esta iniciativa é um "gesto de visibilidade" dessa reivindicação dos trabalhadores "depois de esgotadas outras vias". A administração da Inditex disse à agência noticiosa espanhola EFE que para já não irá comentar o anúncio desta iniciativa.
No último exercício fiscal, que terminou a 31 de janeiro deste ano, a empresa de Amancio Ortega lucrou 5,87 mil milhões de euros, um resultado recorde e 9% acima dos valores do ano anterior. Já na primeira metade do atual exercício, os lucros cresceram apenas 0,8% em termos homólogos, cifrando-se em 2.791 milhões de euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt