Três concelhos do distrito de Faro em perigo máximo de incêndio rural

Dezenas de concelhos do interior norte e centro e ainda do Algarve apresentam um risco muito elevado.

14 de julho de 2025 às 07:21
Incêndios Foto: Ricardo Almeida
Partilhar

Os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel e Tavira no distrito de Faro estão, esta segunda-feira, em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA, que prevê um agravamento deste risco nos próximos dias.

Dezenas de concelhos do interior norte e centro e ainda do Algarve apresentam um risco muito elevado, enquanto em risco elevado estão muitos dos concelhos situados no Alentejo e junto ao litoral norte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Pub

De acordo com os cálculos do instituto, o perigo de incêndio rural vai começar a aumentar a partir de terça-feira devido ao aumento das temperaturas previsto e vai manter-se elevado pelo menos até ao fim de semana em alguns distritos.

Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre, entre as 09h00 de terça-feira e as 18h00 de quarta-feira.

Pub

O IPMA emitiu também aviso amarelo para a costa sul e para as regiões montanhosas da ilha da Madeira, entre as 09h00 de terça-feira e as 21h00 de quarta-feira por causa do tempo quente.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando existe uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA prevê para, esta segunda-feira, no continente céu pouco nublado ou limpo, vento mais intenso no litoral oeste e terras altas, possibilidade de formação de neblina matinal e pequena subida de temperatura, exceto da máxima no litoral da região Centro onde se prevê uma pequena descida.

Pub

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Aveiro e Lisboa) e as máximas entre os 23 (em Viana do Castelo) e os 28 (em Santarém e Bragança).

Para o arquipélago da Madeira está previsto céu em geral muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da manhã, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas terras altas e na vertente norte da ilha da Madeira, vento fraco a moderado e pequena descida da temperatura máxima.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 21 e os 27 graus e no Porto Santo entre 19 e os 25 graus.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar