Três novas pontes vão ligar Portugal a Espanha
Futuras ligações em Caminha, Alcoutim e Termas de Monfortinho.
Três novas ligações transfronteiriças entre Portugal e Espanha estão em marcha, obrigando cada uma delas às construção de pontes.
As novas ligações foram o principal tema em debate na reunião da Comissão Técnica Mista Luso-Espanhola de Pontes, que juntou a Infraestruturas de Portugal e a Direção Geral de Estradas de Espanha, em Madrid, na última terça-feira.
A Comissão aprofundou a discussão relativa ao investimento do IC31, entre a A23 e Espanha, com destaque para a nova ponte internacional sobre o Rio Erges, junto às Termas de Monfortinho.
Esta ligação permitirá criar uma nova alternativa por autoestrada entre Lisboa e Madrid, já que do lado espanhol está construída uma via rápida entre a capital e Moraleja, que dista cerca de 20 quilómetros da fronteira.
Foi também discutido o projeto da nova ponte internacional sobre o Rio Guadiana, entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana.
Dos três projetos este é o que está numa fase mais adianta, tendo já sido formalizado o acordo entre os dois países, definido o local de construção e o custo da intervenção de cerca de 13 milhões de euros, que conta com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Também foi abordado o tema relativo ao desenvolvimento de um estudo de viabilidade para uma nova travessia, no Rio Minho, entre a Vila de Caminha e La Guardia, em Espanha.
O encontro permitiu ainda estabelecer novos acordos internacionais relacionados com as pontes sobre o Rio Guadiana, sobre o Rio Minho e a ponte rodoferroviária entre Valença e Tui.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt