Três milhões vão beijar a Cruz este domingo
Padres ou leigos levam Cristo a mais de um milhão de casas.
É uma tradição que os católicos teimam em manter viva, um pouco por todo o País. A Igreja Católica estima que, neste domingo de Páscoa, mais de três milhões de portugueses beijem "a Cruz de Cristo Ressuscitado".
A contabilidade não é fácil de fazer, mas serão cerca de dez mil as cruzes que hoje entrarão em mais de um milhão de casas, nas aldeias, vilas e cidades, com particular destaque para as regiões do Norte e Centro, onde a tradição do Compasso está bastante mais enraizada.
A festa da Páscoa começou ontem à noite, com a celebração da Vigília Pascal, a maior das celebrações católicas, que começa com o fogo, que acende o círio pascal, e termina com a bênção da água do Batismo.
Esta celebração juntou milhares de pessoas em centenas de igrejas, com destaque para as catedrais. Em Braga, o arcebispo D. Jorge Ortiga batizou sete adultos e agradeceu o trabalho das congregações religiosas. Em Lisboa, o cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente, presidiu a Vigília Pascal, na Sé.
Hoje, dia de Páscoa, há casas engalanadas com flores e foguetes no ar em muitas aldeias. É o caso de Vale de Bouro, Celorico de Basto, onde o Compasso é acompanhado por um teólogo cego. Tiago Varanda é natural de Lamego e está no último ano de Teologia, no Seminário de Braga. Também em Braga, os reclusos gravaram um hip-hop sobre a Semana Santa. Mais a sul, o Compasso Motard, promovido pelo padre Avelino Alves, volta a percorrer os concelhos de Sintra e Cascais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt