Túmulo do Papa Francisco já levou cerca de 20 mil pessoas à Basílica de Santa Maria Maior

Basílica abriu este domingo pela primeira ao público depois de, no sábado, Francisco ter ali sido sepultado numa cerimónia privada.

27 de abril de 2025 às 12:38
Rosa branca junto ao túmulo do Papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maior Foto: Christoph Reichwein/AP
Túmulo do Papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maior Foto: Alessandra Tarantino/AP
Fiéis esperam em fila à porta da Basílica de Santa Maria Maior para prestar homenagem ao túmulo do Papa Francisco Foto: Alessandra Tarantino/AP
Fiéis prestam homenagem ao túmulo do Papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maior Foto: Alessandra Tarantino/AP

1/4

Partilhar

Cerca de 20.000 pessoas deslocaram-se esta manhã à Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para visitar o túmulo do Papa Francisco, indicaram à agência EFE fontes policiais.

Pub

Segundo as autoridades da capital italiana, desde as 07h00 locais (06h00 em Portugal continental) aproximaram-se do templo cerca de 20.000 pessoas, das quais 13.000 tinham entrado até ao meio-dia local (11h00 em Portugal continental).

A Basílica de Santa Maria Maior abriu este domingo pela primeira ao público depois de, no sábado, Francisco ter ali sido sepultado numa cerimónia privada após a missa exequial, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

A sepultura consiste, tal como o sumo pontífice pediu no testamento, numa lápide simples de pedra de Ligúria, a terra dos seus antepassados italianos, com a inscrição "Franciscus" (Francisco, em latim).

Pub

Uma hora antes da abertura do templo romano, concentravam-se no local cerca de 200 pessoas a aguardar para entrar, constatou no local a agência de notícias espanhola.

O Papa Francisco morreu na segunda-feira, aos 88 anos, depois de 12 de pontificado.

Nascido em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta e primeiro latino-americano a chegar à liderança da Igreja Católica.

Pub

A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar