Uma pessoa desalojada e duas retiradas das suas habitações em Odemira

Também por uma questão de prevenção as escolas do concelho foram encerradas esta quinta-feira.

05 de fevereiro de 2026 às 16:01
Albufeira de Aguiar em risco e estrada para Évora cortada devido ao mau tempo Foto: Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Partilhar

Uma pessoa ficou esta quinta-feira desalojada e duas foram retiradas preventivamente das suas casas, no concelho de Odemira, distrito de Beja, devido ao mau tempo que encerrou escolas, sendo esperadas descargas controladas da barragem de Santa Clara.

O "colapso de parte de uma habitação", na freguesia de São Salvador/Santa Maria, desalojou uma pessoa que foi, entretanto, acolhida por familiares, explicou esta quinta-feira o presidente da Câmara Municipal de Odemira, no distrito de Beja, Hélder Guerreiro.

Pub

Em declarações à agência Lusa, o autarca indicou que foi ainda necessário incorporar "outras duas" pessoas no Lar de São Martinho das Amoreiras, após terem sido retiradas preventivamente das suas casas devido à subida do nível da água.

Questionado sobre o aumento substancial da água armazenada na barragem de Santa Clara que, na quarta-feira, registava um volume de armazenamento de 81%, Hélder Guerreiro disse que vai ser necessário fazer "descargas controladas".

A barragem "está muito próximo da cota, a partir da qual tem de se fazer descargas controladas", mas "é algo que está a ser equacionado, como e quando", de modo a coordenar essa intervenção para coincidir com as marés e "não acrescentar problemas ao problema já existente", sublinhou.

Pub

Entretanto, segundo o autarca, o Serviço de Urgência Básico (SUB) do Centro de Saúde de Odemira foi instalado, na quarta-feira, no edifício da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Odemira.

"A expectativa é que continue a funcionar" nestas instalações até domingo, tendo em conta o agravamento da situação meteorológica, na sexta-feira e sábado, referiu Hélder Guerreiro.

Também por uma questão de prevenção, indicou, as escolas do concelho foram encerradas esta quinta-feira, estando prevista uma reunião esta tarde para decidir se estão reunidas as condições para reabrir as escolas na sexta-feira.

Pub

Depois da passagem da depressão Kristin, na semana passada, Portugal continental está agora a ser afetado pela passagem da depressão Leonardo, com chuva persistente e por vezes forte, vento e forte agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos laranja (o segundo mais grave) pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Onze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também algumas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

Pub

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar