Urgências do Barreiro em rutura

Especialistas pedem fecho da Urgência.

30 de agosto de 2015 às 09:05
Urgência, hospital, rutura, falta, médicos, bloco de partos, especialistas Foto: Pedro Catarino
Partilhar

Os pediatras do Hospital do Barreiro alertam para o risco de rutura no Serviço de Urgência Pediátrica devido à falta de médicos, principalmente durante o período noturno.

A gravidade da situação levou mesmo os pediatras a fazerem um abaixo-assinado, que foi entregue ao conselho de administração com data de 21 de agosto, no qual alertam para o risco da falta de médicos e de a qualidade da assistência "estar comprometida".

Pub

Na carta, a que o CM teve acesso, os pediatras reconhecem que a "escala de Urgência é garantida apenas porque os diversos elementos efetuam serviços de urgência extraordinários de forma sistemática, tendo atingido o limite da sua capacidade de trabalho extraordinário".

A "redução drástica" do número de pediatras na Urgência deve-se, referem os especialistas, ao facto de três elementos terem rescindido contrato recentemente e não terem sido substituídos: outros quatro atingiram a idade para dispensa de horário noturno.

Pub

A carência de médicos acontece ainda por uma pediatra estar em licença de maternidade e duas outras se encontrarem no terceiro trimestre de gravidez, com dispensa de horário noturno. Há ainda duas médicas com horário de amamentação, um elemento está de baixa prolongada e um outro efetua assistência sem horário de Urgência. Perante esta situação, os médicos apelam à contratação urgente de pediatras para o reforço do corpo clínico e a contratação individual de médicos para serviço de Urgência.

Os clínicos propõem ainda o fecho da Urgência Pediátrica e do bloco de partos quando não estejam garantidos os recursos mínimos (dois pediatras), mantendo-se assegurada a Urgência Interna por um pediatra.

Os médicos querem saber o que fazer em caso de falta de recursos: se devem não admitir os utentes ou transferi-los para outras unidades.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar