Vacinação deve ser feita ao longo da vida
Semana Europeia da Vacinação ocorre até dia 29 de abril.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) estão a promover em Portugal a Semana Europeia da Vacinação, entre os dias 23 e 29 de abril. Ocorreu esta segunda-feira de manhã uma sessão evocativa à data no auditório do Centro de Saúde de Sete Rios, em Lisboa.
No entanto, durante esta semana várias regiões do país vão promover ações de sensibilização para a vacinação.
O objetivo destes dias é sensibilizar a população para a importância de tomar vacinas. Para a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, "a vacinação não é apenas um ato de proteção individual mas também um ato de proteção da sociedade".
Segundo a Diretora-Geral da Saúde, o surto de sarampo que se registou nos últimos meses é exemplo da importância da vacinação. As pessoas que estavam vacinadas e foram atingidas com a doença não tiveram um problema agravado nem a transmitiram. "Trata-se aqui de uma nova doença, o sarampo modificado" explicou.
Durante a cerimónia Graça Freitas alertou para que a vacinação seja feita ao longo da vida, nomeadamente levar a vacina contra o tétano, pois além desta doença quase não existir, "é mortal".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt