Visabeira Indústria lança OPA sobre a Martifer

Na sequência deste anúncio, o Conselho de Administração da CMVM determinou esta quarta-feira a suspensão da negociação das ações Martifer.

06 de agosto de 2025 às 09:32
Martifer Foto: Egidio Santos
Partilhar

A Visabeira Indústria SGPS lançou uma Oferta Pública Geral e obrigatória de Aquisição (OPA) sobre a totalidade das ações representativas do capital social da Martifer -- SGPS, foi anunciado.

No anúncio preliminar desta oferta, divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Visabeira explica que a oferta é geral e obrigatória em consequência de a oferente ter celebrado um acordo de acionistas com a I'M -- SGPS e a Mota-Engil, SGPS em relação aos termos e condições que deverão regular as respetivas relações enquanto acionistas da sociedade visada.

Pub

A contrapartida oferecida por ação "é igual ou ligeiramente superior ao preço médio ponderado das ações apurado em mercado regulamentado nos seis meses imediatamente anteriores à data da publicação deste anúncio preliminar (a saber, é de 2,057 euros por ação -- arredondado para cada acionista, se necessário, para o cêntimo imediatamente superior - ou de 2 euros por ação, consoante tais seis meses incluam ou não a presente data)".

Atualmente, a Visabeira Indústria, a I'M (dos irmãos Carlos e Jorge Martins) e a Mota Engil detém, em conjunto, 87,4% de direitos de voto da Martifer.

No capital social da Martifer, a Visabeira Indústria detém uma participação de 25,2%, a I'M 25% e a Mota Engil 37,5%.

Pub

Os lucros atribuíveis à Martifer aumentaram, em 2024, 16,7%, atingindo 23 milhões de euros, face aos 19,7 milhões de euros que registou em 2023.

No ano passado, os rendimentos operacionais do grupo totalizaram 264,5 milhões de euros, crescendo mais de 20% em relação a 2023, sendo que, destes, 144,1 milhões de euros são na construção metálica, 106,1 milhões de euros na indústria naval e 16,7 milhões de euros na 'Renewables'.

Por sua vez, o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) atingiu 38,2 milhões de euros, um aumento de 12% face ao ano anterior, indicou.

Pub

No ano passado, a faturação gerada fora de Portugal e exportações ascenderam a 66% do volume de negócios total do grupo, destacou, sendo que em 2023 este valor tinha sido de 73%.

Na sequência deste anúncio, o Conselho de Administração da CMVM determinou esta quarta-feira a suspensão da negociação das ações Martifer - SGPS, SA, "com o propósito de assegurar que o mercado absorve a informação divulgada pela emitente".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar