Zona do Chiado sem carros ao fim de semana na época festiva
Acesso a residentes é assegurado, assim como cargas e descargas entre as 06h00 e as 10h00.
A zona do Chiado, em Lisboa, vai voltar a ficar sem carros nos próximos dois fins de semana para atenuar os efeitos da concentração de pessoas habitual nesta época festiva, revelou esta quinta-feira a câmara da capital.
Em comunicado, o município adianta que os condicionamentos de trânsito irão ocorrer entre as 10h00 de sábado e as 23h59 de domingo, para "aumentar a segurança dos peões e permitir a sua livre circulação".
O acesso a residentes é assegurado, assim como cargas e descargas entre as 06h00 e as 10h00.
Segundo a autarquia, o trânsito vai estar condicionado na Rua Garrett, na Rua Nova do Almada a partir do cruzamento com a Rua de São Nicolau até à Rua Garrett (onde o trânsito será desviado para a Rua do Crucifixo) e na Rua Ivens, entre o cruzamento com a Rua Capelo e até à Rua Garrett (o trânsito será desviado para a Rua Capelo e para o sentido descendente da Rua Serpa Pinto).
Já na Rua Serpa Pinto, entre o cruzamento da Rua Capelo com a Rua Garrett, o trânsito será desviado para o sentido descendente da Rua Serpa Pinto.
O trânsito estará igualmente condicionado na Calçada do Sacramento, entre a Rua Garrett e o cruzamento com a Rua Almirante Pessanha (será permitida a saída do parque de estacionamento do Chiado).
A Câmara de Lisboa voltará também a promover a campanha "Deixe o carro para trás e festeje o Natal", proporcionando esta sexta-feira e no fim de semana, tal como nos dias 26, 27 e 28, estacionamento gratuito nos parques da EMEL do Campo Grande e Universidade.
A partir destes parques haverá um "'shuttle' exclusivo e gratuito da Carris com saídas de 30 em 30 minutos até às 21h30 do Campo Grande e 22h30 dos Restauradores, com paragens no Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade e Restauradores", indica a câmara na nota.
Nos mesmos dias, o estacionamento também será gratuito nos parques da EMEL de Alcântara e Avenida de Pádua, "ambos com ligação direta à Baixa através do Elétrico 15E (Alcântara) e da Carreira 708 (Avenida de Pádua) com títulos de transporte gratuito entregues no estacionamento".
"Para usufruir deste serviço gratuito basta aceder a estes parques de estacionamento onde estarão as equipas da EMEL e da CARRIS para ajudar", revela a Câmara de Lisboa,
A iniciativa será ainda reforçada com o alargamento do horário nos Parques Navegante da EMEL da Ameixoeira, Avenida de Pádua, Azinhaga da Cidade Colégio Militar e Telheiras Nascente e Poente até às 02:00 para os aderentes registados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt