Temporal entra pela Grande Lisboa

Duas mortes este sábado por quedas durante reparações em telhados. Aumentam para oito as vítimas mortais da passagem da depressão Kristin.

01 de fevereiro de 2026 às 01:30
Destruição na estrada Atlântica, na Marinha Grande Foto: Carlos Barroso/Lusa
Rogério Parente, 58, morreu quarta-feira num parque fotovoltaico de Leiria e vai hoje a enterrar em Ansião Foto: Direitos Reservados
Ricardo Teodósio, 38 anos, tentava salvar anexo quando morreu na quarta-feira, em Leiria Foto: Direitos Reservados
Casa onde ontem morreu José Sousa, de 73, ao cair do telhado Foto: Direitos Reservados

1/4

Partilhar

Uma nova depressão lavra sobre o oceano Atlântico e atinge Portugal continental na próxima madrugada. E, segundo os modelos meteorológicos, vai entrar pela Grande Lisboa, com chuva forte.

Portugal enfrenta agora um carrossel de mau tempo após um chamado ‘comboio’ de depressões (‘Goretti’, ‘Ingrid’, ‘Joseph’ e ‘Kristin’). Este sábado, dois homens morreram em quedas quando arranjavam telhados danificados pela ‘Kristin’. Um homem de 73 anos morreu em Torre, Reguengo do Fetal (Batalha), às 14h00: José Sousa estava a repor as telhas destruídas pelo temporal. A queda da segunda vítima, de 66 anos, ocorreu, pelas 17h30, em Bárrio (Alcobaça).

Pub

A GNR apela a cuidados e que se deixem os trabalhos para profissionais qualificados. Estas duas mortes fizeram subir para oito as vítimas mortais associadas à depressão ‘Kristin’. Estão em situação de calamidade 59 concelhos e a previsão de uma semana de chuva leva a um cenário de cheias cujo socorro terá a participação militar. “[A intervenção militar] está a ampliar-se e agora a prioridade passa a ser as inundações. É fundamental essa intervenção logística”, disse o Presidente da República.

Já o secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, revelou existir “um forte empenhamento das Forças Armadas”, em articulação com a Proteção Civil, com botes, dispositivos de desobstrução e meios para eventual retirada de pessoas. Coimbra é uma das zonas mais sensíveis, face a descargas na Aguieira. “Vamos já trabalhar, avisar famílias e empresas”, disse a autarca Ana Abrunhosa. 

Previsão do tempo para a Grande Lisboa

Pub

E TAMBÉM

Criar comissão

O Presidente da República defendeu a criação de uma comissão técnica independente para fazer uma avaliação dos estragos resultantes da passagem da depressão. Marcelo Rebelo de Sousa justifica a necessidade da comissão, que envolva Governo e Assembleia da República, por se tratar de “um desafio novo”.

Pub

198 mil sem luz

Cerca de 198 mil clientes da E-Redes continuavam às 13h00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da ‘Kristin’ de quarta-feira.

Pub

Cheias

Peso da Régua alertou este sábado para a possibilidade de cheias devido a descargas controladas nas barragens e garantiu estar a “acompanhar a situação hora a hora”. A Proteção Civil está a monitorizar “os níveis do rio e das linhas de água”.

PORMENORES

Pub

500 feridos

Quase 500 pessoas deram entrada nas urgências do Hospi-tal de Leiria com traumas devido a situações relacionadas com acidentes em trabalhos de limpeza e reconstrução. Uma das vítimas está em situação crítica.

A24 cortada

Pub

A A24 estava este sábado cortada no sentido Norte-Sul entre o nó de Valdigem e o nó de Lamego devido ao “aluimento de terras e de pedras”, disse a GNR.

Bélgica

Sete bombeiros da Bélgica prestam apoio às populações em Penela. “Precisamos de muitos braços, de muitos homens e mulheres”, disse o presidente da câmara, Eduardo Nogueira Santos.

Pub

Apoios

A Câmara Municipal da Marinha Grande realojou 75 pessoas nas instalações do Sport Império Marinhense, após serem transferidos do Estádio Municipal.

Falsas campanhas

Pub

A PSP alerta a população para a circulação de falsas campanhas de solidariedade e angariação de fundos para as vítimas da tempestade.

Empresa algarvia envia geradores

A empresa Algarve Power vai enviar 16 geradores para Leiria, com capacidade para fornecer eletricidade a 2400 casas. O contacto chegou da E-Redes face às dificuldades no fornecimento de energia. Desde este sábado que começaram a sair de Faro vários camiões com o material, que deverá ficar várias semanas naquela região. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar