Arranca a COP16: um encontro para acelerar a preservação do planeta
Reunião de alerta surge dois anos após evento no Canadá.
É uma reunião de alerta e que pretende pôr em marcha os mecanismos para preservar 30% do planeta. Cali, na Colômbia, recebe a partir de hoje e até 1 de novembro a 16.ª reunião da Conferência das Partes, da Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (COP16).
A COP16 surge quase dois anos após o encontro realizado no Canadá, no qual qual foi adotado um acordo global de proteção da biodiversidade, assinado por 190 países, incluindo Portugal, e que contempla a proteção e gestão eficiente de 30% das áreas terrestres, águas interiores, costeiras e marinhas do Mundo, até 2030.
Atualmente, só cerca de 17% das áreas terrestres e 8% das marinhas estão legalmente protegidas, mas é consensual que são muitas vezes protegidas apenas no papel, especialmente as áreas marinhas.
"Os ecossistemas dão-nos gratuitamente alimentos, água, purificam o ar, garantem uma casa para a humanidade", frisa ao CM Francisco Ferreira, presidente da Zero, que irá participar na COP16.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt