Depressão que afeta Espanha vai chegar a Portugal. Saiba o que esperar
Precipitação forte deverá prolongar-se, em algumas regiões, até sexta-feira.
A depressão que tem abalado Espanha com inúmeras inundações, destruição e pelo menos 70 mortos, vai afetar Portugal nos próximos dias.
O CM contactou Bruno Café, meteorologista do IPMA, que afirmou que a depressão, que se aproxima agora do sudoeste da Península Ibérica, “continua com linhas de instabilidade bastante ativas”, mantendo-se o risco de precipitação forte.
O meteorologista explicou que “muita da atividade (da depressão, em Espanha) foi potenciada pela temperatura do mar do Mediterrâneo” e que é esperada uma diminuição da força da tempestade enquanto esta se aproxima do nosso País.
Para Portugal, está emitido aviso amarelo, até à meia noite, para distritos do Centro: Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Leira, Coimbra, Santarém, Portalegre e Évora.
Bruno Café indicou que a depressão irá deslocar-se “gradualmente para Oeste”, afetando as regiões no Centro e Sul do País, mais especificamente o Interior-Centro, o Sul-Interior e o Algarve.
Os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro estarão sob aviso amarelo para precipitação na quinta-feira (amanhã), das 12h às 00h00.
Fenómenos de vento forte e granizo são possíveis de acompanhar este tipo de ocorrência, mas não estão previstos avisos neste sentido, manifestando-se como “pouco prováveis” de acontecer e, caso aconteçam, serão “situações muito pontuais” no território, indica o meteorologista.
Bruno Café referiu que o IPMA está “em contacto diário com a Proteção Civil” e que aquela autoridade está consciente “das possibilidades da ocorrência”.
O IPMA chama a atenção a toda a população para os avisos recorrentes acerca do mau tempo, que se deverá prolongar, em algumas regiões, até sexta-feira, dia 1 de novembro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt