Frio, chuva, vento e sincelos no adeus a 2025 e início do novo ano
Massa polar da Islândia traz temperaturas negativas e nevoeiro no último dia do ano. Depressão Francis provoca chuva e vento forte no dia 1 de janeiro.
O estado do tempo vai estar condicionado esta quarta-feira por um anticiclone entre a Islândia e as Ilhas Britânicas que se estende em crista para a Europa ocidental que vai transportar “uma massa de ar polar sobre o território do continente”. Está previsto céu em geral pouco nublado, exceto no Sul, onde “há a possibilidade de precipitação fraca e dispersa”, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). São esperadas temperaturas negativas e abaixo do normal para a época, e prevê-se “a formação de neblina ou nevoeiro matinal, em especial no interior e nos vales dos rios”. Existem ainda condições para a formação de geada, em especial no interior.
No nordeste transmontano e na Beira Alta, “o nevoeiro previsto, associado a temperatura mínima negativa é compatível com a formação de sincelos”, que são formações de cristais de gelo que se depositam em plantas, árvores, e telhados. As máximas nestas regiões poderão não ultrapassar 3/5°C.
Já no primeiro dia do ano é esperada uma mudança no estado do tempo provocada pela aproximação gradual da depressão Francis, que provocará chuva, progredindo de sul para norte, e uma intensificação do vento, por vezes forte e com rajadas no litoral e terras altas, em especial no Centro e Sul.
As temperaturas deverão subir um pouco, em especial as mínimas, mas ainda com valores entre -3°C e 0 no interior Norte e Centro.
Esta quarta-feira, são esperadas ondas de 1 a 1,5 metros, sendo inferiores a 1 metro na costa sul do Algarve, aumentando gradualmente para 2 a 3,5 metros durante a quinta-feira, dia 1.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt