Lista de novos nomes das tempestades lembra figuras da escrita

Nomeação de tempestades tem-se mostrado eficaz na comunicação ao público para sensibilizar para os perigos associados.

15 de setembro de 2025 às 01:30
Tempestades representam perigos elevados para pessoas e bens Foto: Getty Images
Partilhar

São já conhecidos os nomes das tempestades para a época 2025/2026 no chamado Grupo Sudoeste da Europa, em que Portugal está inserido através do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e que integra ainda os organismos homólogos de Espanha, Andorra, França, Luxemburgo e Bélgica. As novas nomeações, em que é atribuída a cada uma das letras do alfabeto o nome para uma tempestade, contam este ano com a particularidade de alguns dos nomes serem os de personagens da literatura bem conhecidas.

Logo na primeira letra ‘A’, o nome escolhido foi Alice, que nos remete para ‘Alice no País das Maravilhas’. Em ‘E’ o nome é Emília, uma das principais personagens da obra infantil do escritor brasileiro Monteiro Lobato, referente ao ‘Sítio do Picapau Amarelo’. Na letra ‘H’ surge mais um nome-chave da literatura infantojuvenil: Harry Potter. Recordar ainda no ‘O’ a Fada Oriana, criação da escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen. E também em ‘P’, ‘Pedro e o Lobo’, uma história infantil contada através da música pelo compositor russo Serguei Sergueievitch Prokofiev.

Pub

A atribuição de nomes a tempestades tem-se mostrado eficaz na comunicação ao público destas ocorrências para sensibilizar e para os perigos associados potencialmente elevados para as vidas e bens dos cidadãos. Há, contudo, outras tempestades que podem atingir o nosso país e que são nomeadas por outros organismos, como é o caso das com origem no oceano Atlântico e nomeadas pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. 

Lista de novos nomes das tempestades lembra figuras da escrita