Mau tempo está previsto para os próximos dias: estas são as medidas recomendadas pela Cruz Vermelha
Medidas aplicam-se sobretudo no caso dos mais vulneráveis aos efeitos do frio e às condições extremas.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) alertou esta sexta-feira para o mau tempo previsto para os próximos dias, recomendando que se tomem medidas de proteção, sobretudo no caso dos mais vulneráveis aos efeitos do frio e às condições extremas.
Em comunicado e "enquanto agente de proteção civil", a CVP alerta para "a forte descida das temperaturas e o agravamento das condições meteorológicas previstos para os próximos dias com a passagem da depressão Ingrid por Portugal continental", precisando que "estão previstas chuvas fortes, vento intenso e queda de neve em várias regiões, com condições que podem tornar a circulação e a vida quotidiana mais difíceis".
"Em situações de frio extremo, a prevenção é fundamental. Pequenos gestos podem fazer a diferença entre o risco e a segurança, sobretudo junto das populações mais vulneráveis. Estamos no terreno para apoiar, mas a proteção começa em cada casa e em cada comunidade," refere Gonçalo Orfão, Coordenador Nacional de Emergência da instituição, citado no comunicado.
É assim recomendado que se evitem deslocações desnecessárias e exposições prolongadas ao frio, bem como que se use vestuário quente e várias camadas de roupas e se garanta "o aquecimento adequado das habitações, assegurando ventilação segura para evitar riscos de intoxicação por gases".
A CVP aconselha ainda que se bebam mais líquidos e se opte por refeições quentes "para manter a temperatura corporal" e que se esteja "atento a sinais de hipotermia (tremores fortes, confusão, sonolência)", caso em que se deve "procurar assistência médica imediata".
"A população idosa, em situação de sem-abrigo, com doenças crónicas, crianças, pessoas isoladas e famílias com menos recursos socioeconómicos está mais exposta aos efeitos do frio intenso e às condições extremas, podendo enfrentar riscos como hipotermia, agravamento de doenças respiratórias ou acidentes relacionados com neve e gelo", salienta.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt