Proteção Civil alerta para subida dos caudais do Tejo em Almourol
Caudais aproximam-se dos 3 mil metros cúbicos, valor quu, diz a Proteção Civil, faz "disparar os alertas" devido à chuva prevista para os próximos dias.
A Proteção Civil do Médio Tejo, no distrito de Santarém, alertou esta sexta-feira que a subida dos caudais do Tejo em Almourol mantém o alerta amarelo para cheias na região e recomenda cuidados à população.
Em declarações à agência Lusa, o comandante sub-regional da Proteção Civil do Médio Tejo disse que os caudais registados na estação de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, aproximam-se dos 3.000 metros cúbicos por segundo, valor que faz "disparar os alertas".
David Lobato explicou que esses valores podem agravar-se com a chuva prevista para os próximos dias e com o contributo das descargas das barragens espanholas.
A Proteção Civil mantém-se assim atenta à evolução das cheias na bacia do Tejo, com o plano especial em alerta amarelo, o segundo mais elevado de uma escala de quatro.
Entre os principais pontos afetados estão a estação de canoagem de Alvega, em Abrantes, o cais de Almourol, em Tancos, já submerso, o parque de estacionamento e a zona ribeirinha de Constância, a par de dezenas de estradas e vias submersas no distrito.
A Proteção Civil apela à população para evitar as margens do rio e não atravessar estradas inundadas, alertando que a previsão de chuva para o fim de semana e próxima semana pode agravar o cenário.
A região do Médio Tejo agrega 11 municípios do distrito de Santarém --- Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt