Proteção Civil contabiliza 147 ocorrências em Lisboa devido ao mau tempo. Túnel do Campo pequeno esteve fechado
Túnel do Campo Pequeno esteve fechado ao trânsito durante quase 3 horas.
As ocorrências na cidade de Lisboa associadas ao mau tempo aumentaram para um total de 147, entre as 06h00 e as 17h45 desta terça-feira, revelou a Proteção Civil, indicando que o túnel do Campo Pequeno foi reaberto pelas 18h15.
Em declarações à agência Lusa, a diretora municipal da Proteção Civil de Lisboa, Margarida Castro Martins, informou que a inundação registada no túnel do Campo Pequeno, que obrigou ao corte de trânsito desde as 15h30, inicialmente no sentido Entrecampos -- Saldanha e depois no sentido oposto, foi já resolvida e o local limpo.
A circulação rodoviária no túnel do Campo Pequeno foi reaberta pelas 18h15 nos dois sentidos, adiantou.
Quanto ao impacto das condições meteorológicas adversas na cidade de Lisboa, o ponto de situação das 17h45 da Proteção Civil contabiliza um total de 147 ocorrências, o que significa que as situações registadas mais do que duplicaram desde as 16h00, hora a que o balanço era de 66 incidentes.
Do total de ocorrências registado na capital em resultado do mau tempo, pelas 17h45 estavam ainda ativas 59, enquanto outras 88 estavam já resolvidas, de acordo com os dados da Proteção Civil de Lisboa.
Por tipologia, a maioria das ocorrências é de inundações, com um total de 129 situações, das quais 68 em espaços privados, quedas de árvores (sete), quedas de estruturas (cinco) e quedas de revestimentos (duas), bem como quatro acidentes rodoviários.
Os dados da Proteção Civil de Lisboa têm ainda a indicação quanto à localização das ocorrências pelas 24 freguesias da cidade, com destaque para a de Avenidas Novas (23), Lumiar (16), Penha de França (13), Arroios (10) e Estrela (9).
À semelhança de todo o território de Portugal continental, o distrito de Lisboa esteve esta terça-feira sob aviso amarelo (o menos grave de escala de três) devido à previsão de "precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada", emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Entretanto, o IPMA elevou para aviso laranja (o segundo mais grave) o distrito de Lisboa, assim como Setúbal e Santarém, para vigorar durante o dia desta terça-feira, desde as 15h41 e até às 21h00, devido à chuva forte e trovoada.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou esta terça-feira para a possibilidade de inundações em zonas urbanas e cheias nos próximos dias devido às previsões de chuva e vento forte, pedindo à população que adote medidas preventivas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt