Suicídios aumentam devido ao aquecimento global

Estudo revela ligação entre as mudanças climáticas e saúde mental.

06 de junho de 2024 às 17:03
Suicídio, Mudanças Climáticas, Estudo Foto: Ricardo Ponte
Partilhar

Um trabalho colaborativo feito entre investigadores do Hospital Clínico de Barcelona e o Instituto de Investigações Biomédicas August Pi i Sunyer (IDIBAPS), também naquela cidade espanhola, demonstrou um aumento de 5% dos casos de suicídio causados pela poluição e pelo aumento das temperaturas. Os cientistas defendem que o valor poderá crescer até 2050.

As mudanças climáticas são um obstáculo à saúde física e podem ser causadoras, bem como intensificadoras, do quadro clínico de cada pessoa. Porém, o mais recente estudo do Hospital Clínico de Barcelona e do IDIBAPS revela que também a saúde mental sofre com as mudanças climáticas.

Pub

Os resultados da investigação catalã, partilhados na revista World Psychiatry, evidenciam a ligação entre o aumento das temperaturas e a poluição com o aumento de 5% dos casos de suicídio. Ao jornal La Vanguardia, de Barcelona, o psiquiatra Joaquim Raduà, um dos autores da investigação, disse que os valores comprovam a necessidade de se "promover urgentemente iniciativas globais para combater as mudanças climáticas".

Para a investigação, os cientistas tiveram em conta casos de exposição prolongada à tolueno, uma substância presente, habitualmente, em tintas, esmaltes, vernizes e outras aplicações. Os testes destacaram o aumento de demência e até o comprometimento cognitivo com o contacto frequente com os materiais.

Pub

Onde cada um habita também pode ter impacto nos valores e na própria saúde mental.

Michele de Prisco, pesquisadora do IDIBAPS, explicou que o contacto com solventes da mesma natureza do tolueno é superior em países menos desenvolvidos uma vez que é difícil encontrar outras opções. Como são muito utilizados, os cientistas acreditam que "as emissões destes poluentes duplicarão até 2030, o que é alarmante tendo em conta a saúde mental" afirmou a pesquisadora.

O estudo demonstra ainda que o contacto frequente com a poluição pode aumentar o risco de recaída em doentes com esquizofrenia e pode ser causadora de depressão pós-parto.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar