Tornados, cheias e muitos estragos: Os efeitos do mau tempo de norte a sul do País
Chuva intensa e ventos fortes estão a afetar grande parte do continente.
A chuva intensa que se fez sentir esta terça-feira causou estragos e cheias em várias zonas do País. Há relatos de mini-tornados, ruas e túneis alagados e até árvores caídas.
A Proteção Civil registou 182 ocorrências em Portugal continental, entre as 00h00 e as 15h00 de terça-feira, devido à chuva forte e ao vento, sendo os distritos de Lisboa e de Aveiro os mais afetados.
Entre as 13h00 e as 15h00, foram resgistadas 89 ocorrências na capital, afetando sobretudo as freguesias de Alvalade e de Alcântara, com diversas inundações, quedas de árvores e viaturas danificadas
Também o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, Tiago Gomes, referiu, cerca das 14h30, que algumas vias da cidade estiveram cortadas ao trânsito, para o escoamento de águas, tendo sido registadas cerca de 25 inundações em espaços públicos e privados.
Lisboa
Em Lisboa, forte chuva que caiu entre as 13h30 e 14h00 levou ao corte de algumas vias e ao encerramento temporário do túnel junto à Praça José Queirós, para o escoamento de águas.
Devido à chuva intensa que se faz sentir na capital, o cimento transformou-se em lama e obrigou ao corte do trânsito. Já na Rua das Pretas, perto da Avenida da Liberdade, em Lisboa, o mau tempo transformou a rua num rio impedindo a passagem de qualquer pessoa ou veículo.
Na Avenida do Campo Grande, em Lisboa, os condutores tiveram muita dificuldade em manter o controlo das viaturas, uma vez que a estrada ficou totalmente alagada. perante os lençóis de água, o risco de não conseguir travar e de embater noutros carros foi uma das preocupações.
Ainda na capital, mas em Sete Rios, a chuva que não deu tréguas durante toda a manhã transformou a estrada num verdadeiro rio ao longo de dezenas de metros, criando situações de perigo para os condutores devido ao risco na estrada e à fraca visibilidade. Junto à ligação de metro e comboio, a estrada também alagou, obrigando os condutores a reduzir a velocidade e aumentar a distância entre veículos para controlar as travagens devido aos lençóis de água.
Na Avenida da Igreja, algumas estruturas não aguentaram o peso da água e acabaram por surgir várias inflitrações, obrigando os comerciantes a encontrar estratégias para evitar que os estabelecimentos alagassem.
O Eixo Norte-Sul, em Lisboa, ficou alagado na sequência da chuva intensa que caiu durante toda a manhã e início da tarde. A circulação numa das principais vias da capital ficou bastante afetada, com longas filas de trânsito e marcha lenta para tentar evitar acidentes. Também na Segunda Circular as deslocações fizeram-se de forma muito demorada para evitar riscos na condução, o que criou longas filas no Eixo Norte-Sul.
Alcântara
Na zona de Alcântara foi registado um ‘mini-tornado’, que foi filmado por populares mas não terá causado feridos. Na sequência do fenómeno, caíram àrvores e telhas de alguns edifícios.
Naquela zona, vários carros ficaram submersos.
Marinha Grande
O vento muito forte acompanhado de chuva intensa provocou quedas de árvores e danificou alguns carros dos funcionários da empresa, tendo voado uma parte da estrutura da entrada da fábrica. Não há registo de feridos. Ovar O mau tempo já provocou estragos um pouco por todo o país com vários distritos sob alerta amarelo devido à chuva forte e persistente, que pode ser acompanhada de trovoada. Em Esmoriz, Ovar, as inundações invadiram a cidade. Um veículo chegou a ficar retido num túnel, tendo a circulação ficado cortada nos dois sentidos. Quer os Bombeiros Voluntários de Ovar, quer os bombeiros de Santa Maria da Feira estiveram no local.
BarcelosA chuva forte que se fez sentir durante a madrugada desta terça-feira provocou diversas ocorrências no Norte do país.
O Minho foi uma das regiões mais afetatas, com várias inundações.
A situação mais complicada verificou-se no concelho de Barcelos, com a EN205 – que liga Barcelos à Póvoa de Varzim - a ser cortada ao trânsito, na freguesia de Vila Seca.
O mau tempo das últimas horas deixou vários constrangimentos em Esmoriz. Várias estradas ficaram inundadas, dificultando a circulação automóvel. Os Bombeiros de Esmoriz, Ovar e Santa Maria da Feira têm várias equipas na rua a responder às ocorrências como limpeza de via e sinalização de perigo.
A Proteção Civil alertou na segunda-feira a população para as previsões de chuva e vento durante o dia de hoje, com possibilidade de ocorrência de cheias, inundações e deslizamento de terras, principalmente nas regiões do Norte e Centro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt