page view

Chuva de três dias garante água para o ano inteiro

Barragens da região acumularam 60 milhões de metros cúbicos de água, que permitem o abastecimento para consumo humano.

28 de janeiro de 2025 às 01:30

Em apenas três dias de chuva, as barragens do Algarve já armazenaram água suficiente para o abastecimento público da região, praticamente, para o ano inteiro. Segundo o CM apurou, nos últimos dias foram acumulados cerca de 60 milhões de metros cúbicos de água nas seis albufeiras algarvias, que garantem o consumo humano durante quase o ano inteiro.

Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, em comparação com janeiro do mês passado registam-se mais 62 milhões de metros cúbicos de água acumulados. A chuva que caiu nos últimos dias “permitiu uma subida de 34% para 45%” nas reservas da região, sendo que se prevê “uma subida destes valores” com a continuidade de escorrência das ribeiras.

A recuperação foi mais expressiva nas albufeiras de Odeleite e Beliche, localizadas no Sotavento algarvio, “com uma subida de 42 hm3, elevando as reservas das duas barragens para 67%”. Os agricultores esperam que as restrições acabem. “Não faz sentido ter a barragem de Odeleite a quase 80% e haver restrições ao uso da água”, referiu ao CM Macário Correia, agricultor e presidente da Associação de Regantes do Sotavento Algarvio.

O cenário não é tão positivo no Barlavento, “onde se registou um aumento de 10 hm3, com as reservas atuais com apenas 31% da capacidade de armazenamento”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8