page view

Capitania Porto Funchal emite aviso de mau tempo para o arquipélago da Madeira

Autoridade marítima indica ter recebido do IPMA um aviso para a agitação marítima forte e vento tempestuoso, até às 06h00 de quinta-feira.

19 de março de 2025 às 10:24

A Capitania do Porto do Funchal emitiu, esta quarta-feira, um aviso de mau tempo para o arquipélago da Madeira, tanto por vento e ondulação fortes, recomendando aos proprietários e armadores de embarcações que adotem as devidas precauções.

A autoridade marítima regional indica ter recebido do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) um aviso de mau tempo, devido a agitação marítima forte e aviso de vento tempestuoso, até às 06h00 de quinta-feira.

De acordo com a nota, o vento irá soprar de "Oeste/Sudoeste muito fresco a forte (40-61 quilómetros por hora), por vezes muito forte (62-74km/h) até ao meio da manhã, aumentando para forte a muito forte (51-74km/h), por vezes tempestuoso (75-87km/h) a partir da tarde".

A visibilidade será moderada a fraca, temporariamente boa a moderada entre o meio da tarde e o fim do dia.

Em relação à ondulação, na costa Norte preveem-se ondas de Noroeste de 3,5 a 4,5 metros, aumentando para 4 a 5,5 metros, enquanto na costa Sul são esperadas ondas de Oeste/Sudoeste de dois a três metros, aumentando gradualmente para três a quatro mais a Oeste.

"Recomenda-se a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras", pode ler-se no documento.

Na nota é pedido que seja reforçada a amarração e a manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, bem como que se evite passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda.

A autoridade apela também a que não seja praticada a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

Segundo o IPMA o arquipélago da Madeira vai estar também sob aviso laranja devido à chuva até às 12h00 desta quarta-feira e de vento com rajadas até 95 km/h entre as 12h00 e as 21h00 desta quarta-feira, passando ambos depois a amarelo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8