page view

Legião da Boa Vontade vai reforçar distribuição de alimentos e agasalhos em Lisboa e Porto

Durante a próxima semana haverá a entrega do pequeno-almoço nas suas instalações em Lisboa e Porto e no fim de semana.

23 de janeiro de 2026 às 19:01

A Legião da Boa Vontade (LBV) vai reforçar esta sexta-feira à noite a distribuição de agasalhos, comida e bebidas quentes em Lisboa e Porto devido ao mau tempo na sequência da depressão Ingrid.

Em comunicado, a Liga adianta que durante a próxima semana haverá a entrega do pequeno-almoço nas suas instalações em Lisboa e Porto e no fim de semana.

Os voluntários vão percorrer também, durante a noite, as ruas destas das duas cidades levando apoio alimentar, agasalhos, devido às condições meteorológicas que levaram a Proteção Civil a colocar o país em situação de prontidão elevado (grau 3).

O apoio alimentar e a distribuição de agasalhos vai decorrer nas instalações de Lisboa, na Avenida do Brasil, e no Porto, na Rua Comandante Rodolfo de Araújo.

A situação de mau tempo que está a afetar o país, com ventos fortes, chuva persistente, forte agitação marítima e nevões de norte a sul, já levou aos encerramento de escolas e diversas infraestruturas, sobretudo na orla costeira, corte de vias rodoviárias e quebras de energia, entre outras situações.

Portugal continental registou, entre as 16:00 de quinta-feira e as 17:00 de hoje, 722 ocorrências relacionadas com o mau tempo, devido à passagem da depressão Ingrid, e foram deslocadas sete pessoas, revelou a Proteção Civil.

Quase todo o território nacional continental está em estado de prontidão especial de nível 3 até à noite de sábado, devido ao impacto previsível da neve e da agitação marítima com a passagem da depressão Ingrid.

Este nível 3 (a escala vai de 1 a 4, sendo 4 o mais elevado) vigora desde as 16:00 de quinta-feira e até às 23:59 de sábado, e aplica-se a todo o território do continente à exceção do Alentejo Central e do Baixo Alentejo.

Na região Norte, dezenas de escolas estão fechadas devido às dificuldades de circulação causadas pela queda de neve.

Prevê-se chuva, neve, vento e agitação marítima como efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal, tendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitido vários avisos vermelhos (o mais grave numa escala de três), laranja (o segundo mais grave) e amarelo.

Os Açores e a Madeira também estão sob vários avisos amarelos e laranja.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8