page view

Manifestantes pelo clima invadem Ordem dos Contabilistas em Lisboa

Ativistas pediram a demissão do ministro da Economia, que se encontrava no edifício.

12 de novembro de 2022 às 15:11
A carregar o vídeo ...

Manifestantes invadem Ordem dos Contabilistas em Lisboa

Vários manifestantes invadiram, na tarde deste sábado, o edifício da Ordem dos Contabilistas Certificados, na Avenida Defensores de Chaves, em Lisboa, no âmbito do protesto pelo clima. 

No local decorria um evento privado com o ministro da Economia, António Costa Silva, tendo sido formado um cordão policial de 15 a 20 forças de segurança para os ativistas não entrarem no edifício. Alguns deles caíram, foram arrastados e retirados à força pelos polícias.

Os manifestantes, que apelam à demissão do ministro da economia e do mar, cantavam "Fora, fora Costa Silva" no exterior do edifício.

Entretanto, os ativistas já abandonaram o local, passando pelo Arco do Cego, onde fizeram uma paragem de cerca de 15 minutos, seguindo para o Liceu Camões, onde chegaram por volta das 16h30.

O protesto, com início às 14h no Campo pequeno e com fim marcado junto ao Instituto Superior Técnico, acontece num momento em que decorre no Egipto a 27.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas

Organizada pela coligação "Unir Contra o Fracasso Climático", fazem parte da manifestação organizações como: o Climáximo, DiEM25, Greve Climática Estudantil - Lisboa, Sciaena, Scientist Rebellion Portugal, Último Recurso, UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta e a Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável.

Desde segunda-feira, o movimento Greve Climática Estudantil Lisboa iniciou um protesto que incluiu a ocupação de seis escolas e universidades de Lisboa, iniciativa que visa exigir o fim aos combustíveis fósseis até 2030 e a demissão do ministro da Economia e do Mar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8