page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Refúgio Proibido Um refúgio. Dois corações. Mil segredos.

WWF Portugal considera gravíssimas declarações do ministro da Agricultura sobre ICNF

Organização ambientalista pede uma "posição clara" do primeiro-ministro face às declarações de José Manuel Fernandes

26 de janeiro de 2026 às 15:16

A organização ambientalista WWF Portugal considerou hoje gravíssimas as declarações do ministro da Agricultura sobre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e pediu uma "posição clara" do primeiro-ministro.

Num vídeo enviado a dirigentes do ICNF na sexta-feira, numa reunião na qual participou a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, José Manuel Fernandes agradeceu o "trabalho de qualidade" do instituto e pediu aos dirigentes para serem proativos.

"Por vezes a resposta é que não se pode fazer porque a legislação não o permite. E a pergunta que se deve fazer é: mas a legislação devia permitir? E se a legislação devia permitir o que nós devemos fazer é alterar essa legislação, que às vezes é uma simples portaria, outras vezes é um decreto-lei, mas outras vezes é uma diretiva ou um regulamento, que também se pode alterar", disse depois.

Bianca Mattos, coordenadora de Políticas da WWF Portugal, manifestou "profunda preocupação e indignação pelas declarações", que são "gravíssimas" porque "procuram subverter a missão do ICNF de proteger o património natural nacional" e "configuram uma violação do Estado de Direito por pedirem a um organismo público que não cumpra a lei".

Num documento enviado à Lusa, a responsável nota que as leis são feitas para garantir segurança, proteção e previsibilidade a todas as pessoas e agentes económicos, "e não para responder a interesses imediatistas ou de alguns poucos setores".

A organização entende que os funcionários públicos não podem "relativizar leis", e que a competitividade nada tem a ver com enfraquecimento do quadro legal.

A WWF apela ao fortalecimento das instituições governamentais de proteção do ambiente "e solicita uma posição clara do primeiro-ministro sobre estas declarações" e sobre se é esta a "otimização" que o Governo pretende para o ICNF.

A ministra do Ambiente tem dito que é preciso rever a forma de funcionamento do ICNF, nomeadamente a relação entre as direções regionais, que são autónomas, e a direção nacional.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8