page view

Baleias assassinas na costa algarvia

Orcas fazem passagens regulares para entrar e sair do Mediterrâneo.

08 de agosto de 2015 às 01:16

Uma família de orcas – três fêmeas e um macho – foi avistada sexta-feira de manhã ao largo da costa algarvia. Os quatro exemplares da espécie vulgarmente conhecida por baleia assassina foram vistos a 6 milhas – cerca de 11 quilómetros – de Carvoeiro (Lagoa).

O momento foi registado pelo Correio da Manhã, a bordo do catamarã Ocean Spirit, uma das embarcações que faz observação de golfinhos no mar algarvio. "Todos os anos, as orcas fazem passagens regulares na nossa costa, para entrarem e saírem do mar Mediterrâneo. Até já chegaram a entrar na ria Formosa", explica ao CM o biólogo Élio Vicente, dando conta que não se trata de uma espécie perigosa para o homem.

Apesar de ser conhecida como baleia assassina, a orca é o maior dos golfinhos, altamente inteligente e capaz de coordenar estratégias de caça. "A orca é da família dos golfinhos e anda, normalmente, atrás de cardumes de atuns e outros peixes", sublinha Élio Vicente.

Baleias assassinas na costa algarvia

Com o nome científico orcinus orca, a espécie vive nos cinco oceanos, havendo registos de atacar focas, tubarões e até baleias. Também há exibições em parques aquáticos com orcas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8