Unidades turísticas estarão praticamente cheias.
A região do Algarve espera cerca de meio milhão de turistas neste período da Páscoa. Em comparação com o ano passado, a taxa de ocupação deverá subir 5 a 6%, segundo as estimativas dos hoteleiros. Além dos portugueses e espanhóis, o mercado britânico também está em crescimento. O bom tempo aguarda os turistas que escolherem o Sul de Portugal.
"Haverá unidades hoteleiras com a sua capacidade esgotada e as restantes terão taxas de ocupação também próximas dos 100%", revela ao CM Elidérico Viegas, presidente da principal associação turística algarvia (AHETA), adiantando que "a Páscoa é a segunda altura mais procurada pelos turistas no Algarve, a seguir ao mês de agosto".
Uma das razões para o aumento da procura dos portugueses prende-se com as variações cambiais. O euro desvalorizou cerca de 20% face ao dólar, o que fez com que "os destinos externos tenham ficado mais caros para os portugueses, dado que os preços praticados são normalmente em dólares", explica o presidente da AHETA.
As mudanças cambiais também ajudam a captar mais ingleses – o principal mercado do turismo algarvio. A libra ganhou força em relação ao euro, tornando o Algarve num destino mais barato e apetecível. A somar a isso, a queda do preço do petróleo também reduziu o preço das viagens de avião. As previsões apontam para um aumento de 6% no número de ingleses.
Assim, contando com a população residente na região, o Algarve terá na época pascal um milhão de pessoas. Além dos turistas que ficam em unidades hoteleiras, existem muitos portugueses que têm segunda habitação na região. Alguns já chegaram ao Algarve este fim de semana.
Com a previsão de temperaturas que lembram o verão, quem tem negócios à beira-mar não esconde o otimismo. "As expectativas são muito boas", frisa Rui Rodil, que trabalha na restauração, adiantando que, "nos últimos dias, já se começou a notar algum aumento".
"Espero que venham muitas pessoas para o Algarve. Desde o inverno que esperamos pela chegada do sol e dos turistas", realça, por seu turno, Sandra Rizo, artesã com uma banca de venda instalada junto à praia dos Pescadores, em Albufeira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.