page view

Padre pai só volta às missas no domingo

José Júlio Almeida realizou visita pascal na paróquia de São Cristóvão de Lafões.

09 de abril de 2018 às 01:30

O padre José Júlio Almeida, que foi pai de uma menina poucos dias antes da Páscoa, vai celebrar missa no próximo domingo, em Santa Cruz da Trapa, no concelho de São Pedro do Sul. Este domingo, o padre não rezou a missa porque realizou a visita pascal às casas dos fiéis da paróquia de São Cristóvão de Lafões.

"Ele tinha avisado que este domingo não ia rezar a missa e, por isso, não fiquei surpreendida com a ausência. É um belíssimo padre e todos nós somos pecadores. O que fez não foi um ato louvável, mas está de parabéns porque assumiu", disse ao CM uma paroquiana.

Domingo, voltou a ficar claro que a população está ao lado do pároco, de 38 anos. "O padre é um homem como os outros e acho bem ter assumido a filha. Ele é novo, simpático e na igreja tem um discurso positivo para todos ", realçou José Santos, de 71 anos.

O padre José Júlio Almeida vai continuar a celebrar missas em Candal, Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões, mesmo depois de ter assumido a paternidade da bebé Maria, que nasceu a 26 de março.

A decisão resultou de uma conversa com o Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, na qual o pároco prometeu não se relacionar com a mãe da criança e acompanhar o crescimento da bebé apenas à distância.

A mãe e a bebé, que nasceu prematura, continuam no Hospital de Viseu.

Padre tem apoio de párocos de Viseu

A decisão do padre José Júlio Almeida de assumir a paternidade da filha Maria é reconhecida por outros padres da Diocese de Viseu, apurou o CM. "Este foi um ato de coragem que vem mudar mentalidades na Igreja Católica. A igreja precisa de se renovar e atualizar. E este foi um primeiro grande passo", contou um padre que pediu anonimato, mas que garantiu ser o sentimento de quase todos os padres com quem tem falado do caso.

Bispos reúnem-se em Fátima

Os bispos reúnem-se hoje em Fátima, na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa. Da agenda consta a proposta de um plano de comunicação social da Igreja, mas será difícil não abordar o tema dos padres que são pais.

SAIBA MAIS

569

A referência documental mais antiga relativa à Diocese de Viseu data do ano de 569. O primeiro bispo foi D. Remisol, de 572 a 585.

82 bispos

De acordo com os dados históricos da Diocese de Viseu, são 82 os bispos que já lideraram esta diocese. O atual é D. Ilídio Leandro, desde junho de 2006.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8