page view

Helicóptero do INEM obrigado a aterrar em relvado de estádio

Heliporto do Hospital Garcia de Orta não tem certificação para operar durante a noite.

31 de dezembro de 2018 às 08:57
A carregar o vídeo ...

Helicóptero do INEM obrigado a aterrar em relvado de estádio

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi obrigado a aterrar, ao final da tarde de sábado, no relvado do estádio da Cova da Piedade, em Almada.

O héli transportava uma mulher em estado muito crítico, "entubada e ventilada", proveniente do hospital de Évora, disse ao CM fonte oficial do INEM. A doente, de 72 anos, foi depois transportada do estádio para o Hospital Garcia de Orta, a cerca de três quilómetros de distância, de ambulância.

Em causa está o facto de o heliporto do Garcia de Orta apenas ter certificação para operar durante o dia. O momento da aterragem foi registado e partilhado pelo Clube Desportivo Cova da Piedade nas redes sociais. Na publicação, que já conta com centenas de partilhas, o clube diz que "o INEM pediu autorização para poder aterrar" ao clube e que tudo aconteceu porque "durante a noite o heliporto do hospital não tem iluminação".

Ao CM, o INEM explicou que a certificação para utilização dos heliportos é da responsabilidade da Autoridade Nacional da Aviação Cvil.

PORMENORES

Hospital não responde

O CM questionou o hospital quanto à certificação noturna do heliporto, assim como o estado de saúde da mulher transportada, mas sem sucesso.

Aterragem não é ‘inédita’

O INEM explicou que a aterragem no relvado de um estádio não inédita. "Quando os heliportos não podem ser utilizados em emergência médica, os comandantes das aeronaves procuram um local alternativo."

Certificado dura 5 anos

O certificado do heliporto é válido pelo prazo de cinco anos a partir da data de emissão. Poderá ser, no entanto, revalidado por iguais períodos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8