page view

Vinte dias de calor intenso colocam Portugal sob alerta

Temperaturas sobem a partir de segunda-feira e podem chegar aos 40 graus.

23 de maio de 2019 às 01:30

Portugal será atingido nas próximas três semanas por calor intenso, que terá um agravamento com a chegada do verão. A explicação reside na "mudança climática".

"Os verões serão cada vez mais quentes, o que nos vai afetar a todos muito gravemente", disse ao CM o presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Jorge Miguel Miranda.

A partir de segunda-feira são esperadas temperaturas superiores a 30 graus nas regiões do Alentejo, Ribatejo e Beira Baixa.

Temperaturas mais altas serão sentidas nos últimos dias deste mês e nos primeiros de junho. A vaga de calor pode, então, atingir mais seis graus de que o valor normal, podendo chegar aos 40 graus.

Associado ao calor está o risco de incêndio. A partir de domingo o risco é elevado ou muito elevado na maior parte do continente, com exceção do Litoral a norte de Setúbal, revela o IPMA.

Entretanto, o site norte-americano de meteorologia AccuWeather prevê um verão escaldante para Portugal, com temperaturas máximas de 43 graus em vários dias consecutivos.

O presidente do IPMA salienta "que não é invulgar temperaturas de 43 graus" e que "provavelmente vamos bater recordes com temperaturas mais altas."

PORMENORES

Beber muita água

Para enfrentar o calor, a Direção-Geral da Saúde recomenda a ingestão de água ou sumos de fruta mesmo sem ter sede. As refeições devem ser ligeiras.

Idosos e crianças

Os recém-nascidos, as crianças, os doentes e os idosos podem não sentir sede, sendo mais vulneráveis.

Onda de calor

Uma onda de calor ocorre quando no intervalo de pelo menos seis dias consecutivos a temperatura do ar é superior em cinco graus ao valor médio.

Exposição ao sol

Deve ser evitada a exposição direta ao sol, em especial entre as 10h00 e as 17h00. Se precisar de sair, use protetor solar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8