page view

Um terço dos estudantes universitários em Lisboa é vítima de abuso sexual

Maioria das vítimas não reporta as agressões.

11 de dezembro de 2019 às 09:03

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violação, coação ou abuso sexual, mas poucos acabaram a denunciar a agressão. Esta é uma das principais conclusões do estudo ‘Violência Sexual na Academia de Lisboa’, realizado pela Federação Académica de Lisboa (FAL).

A carregar o vídeo ...

Um terço dos estudantes universitários em Lisboa é vítima de abuso sexual

O estudo da FAL indica que 34,2% dos estudantes referem ter passado por algum tipo de violência sexual física - abuso, coação ou violação. Comentários provocatórios ou outras situações de importunação sexual foram vivenciadas por cerca de 80% dos estudantes. Cerca de 55% indicou mesmo ter sido importunado sexualmente de forma reiterada.

A maioria (61,4%) revela também já ter sido vítima de assédio sexual. A investigação indica ainda que 89% dos universitários nunca reportaram este tipo de situação e, quando o fizeram, dirigiram-se à Polícia (39,53%), a familiares e amigos (35%), mas raramente à instituição de ensino superior que frequentam.

"Não denunciam porque a maioria dos agressores são pessoas próximas da vítima e não desconhecidos, por medo, vergonha ou falta de informação. Têm dificuldade em distinguir situações de violência e assédio, ou assédio e comportamentos normais", explicou ao CM Daniel Cotrim, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8