page view

Artigo exclusivo

Pandemia faz crescer cinco vezes a procura de vacina para a gripe

Associação aconselha que é importante não criar pânico perante hipótese da vacina poder faltar.

20 de setembro de 2020 às 01:30

Há farmácias cuja pré-reserva junto dos fornecedores é cinco vezes maior do que a realizada no ano passado. Manuela Pacheco admite esse crescimento em zonas urbanas com uma população mais jovem. “Na zona do Oeste, o crescimento é mais modesto, porque é uma região com mais idosos. As pessoas mais velhas são, sobretudo, vacinados nos centros de saúde, fator que explica uma procura menos intensa”, adiantou a responsável.

Manuela Pacheco referiu que, em relação a outros anos, “há pessoas mais jovens a efetuarem a reserva da vacina”. Recorde-se que as pessoas com um quadro febril são sujeitas ao teste de despistagem à Covid-19 e um dos sintomas da gripe é a febre. Com a toma da vacina a possibilidade de ficarem com gripe é mínima, logo, se tiverem febre, não será da gripe.

A entrega da vacina pelos fornecedores nas farmácias ainda não ocorreu. “Em anos anteriores tem início, por volta de 1 de outubro. As farmácias habitualmente agendam para 15 de outubro a vacinação nas suas instalações”, explicou Manuel Pacheco, que reconhece este ser um ano fora do normal.

A Associação de Distribuidores Farmacêuticos estima em menos cem mil as doses que este ano serão colocadas nas farmácias, face às 600 mil entregues no último outono. Mas pode haver uma oscilação nas doses existentes nas farmácias, centros de saúde e hospitais, de acordo com procura.

A gripe é uma doença respiratória, contagiosa e que geralmente se cura de forma espontânea. As complicações ocorrem em pessoas com doenças crónicas (como a diabetes ou hipertensão) ou com mais de 65 anos. A doença pode ser fatal. Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística indicam 205 mortes em 2018 – uma subida de 80% face a 2017.

Estado investe 17 milhões de euros em 2 milhões de doses

O Ministério da Saúde garantiu a compra de 2 070 754 doses de vacinas, num investimento de 17 milhões de euros. No ano passado, foram adquiridas 1,4 milhões de doses. Um reforço perante o aumento da procura resultante da pandemia de Covid-19.

OMS recomenda toma de vacina

A Organização Mundial de Saúde recomenda a vacinação contra a gripe. Os casos mais agressivos da doença obrigam ao internamento hospitalar, o que vai sobrecarregar os serviços de saúde que enfrentam um número crescente de casos de Covid-19. 

PORMENORES

Custo de sete euros

A vacina pode ser aplicada em farmácias. Em 2019, custava sete euros com receita médica – comparticipada a 37%. Este ano preço ainda não está definido.

Imunidade tetravalente

Em 2019, pela primeira vez, a imunidade era tetravalente: garantia a proteção contra quatro tipos de vírus da gripe (dois do tipo A e dois do tipo B).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8