page view

Artigo exclusivo

“Reações extremamente graves”, diz Graça Freitas após suspensão da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19

Vacina da AstraZeneca suspensa após casos de trombose no estrangeiro.

16 de março de 2021 às 01:30

1 / 2

Infarmed e DGS têm conhecimento de dois casos suspeitos em Portugal
Infarmed e DGS têm conhecimento de dois casos suspeitos em Portugal Duarte Roriz
Graça Freitas
Logo Premium CM

Está suspensa por tempo indeterminado a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19.

A decisão foi tomada depois de conhecidas “reações adversas extremamente graves, mas extremamente raras”, avançou esta segunda-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. A suspensão da vacina adiou o calendário de vacinação dos profissionais de educação, explicou o coordenador da task- force do processo de vacinação, vice-almirante Gouveia e Melo.

Até quarta-feira passada tinham sido vacinadas 148 440 pessoas com a AstraZeneca em Portugal, o que significa que neste momento já se ultrapassou a barreira dos 150 mil. Graça Freitas pediu tranquilidade aos vacinados, mas recomendou a quem apresente “mal-estar persistente ou nódoas negras e hemorragias cutâneas que consultem um médico”.

Graça Freitas sublinhou ainda que “não foram reportados em Portugal casos semelhantes” aos verificados em outros países e acrescentou que a medida foi “tomada por princípio de precaução pois não está estabelecido o nexo de causalidade entre a vacina e as reações adversas”.

Em Portugal estão armazenadas 110 760 doses da AstraZeneca, que não correm risco de perder a validade, segundo explicou o vice-almirante Gouveia e Melo.

A segunda dose da vacina suspensa deve ser administrada 12 semanas depois da primeira, pelo que Graça Freitas disse que neste momento não se coloca o problema de apurar que alternativa será dada aos vacinados. Por sua vez, o presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, disse que não está definido o tempo que a vacina estará suspensa. “A decisão a ser tomada será em coordenação com as autoridades europeias”, adiantou o responsável.

Graça Freitas assegurou ainda que o Ministério da Saúde e o Infarmed “mantêm toda a confiança na vacinação contra a Covid-19” e apelam a todos para continuarem a vacinar-se de acordo com o calendário previsto. As doses administradas de AstraZeneca representam cerca de 13% do total.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8