page view

Seca severa atinge Algarve e Alentejo

Área entre Vila do Bispo e Faro e a zona de Aljustrel são as zonas críticas. Outubro foi classificado como um mês muito quente.

09 de novembro de 2021 às 08:32
A carregar o vídeo ...

Seca severa atinge Algarve e Alentejo

Toda a área entre Vila do Bispo e Faro, no Algarve, e a zona de Aljustrel, no Baixo Alentejo, estão em situação de seca severa. Apesar de ter chovido no final de outubro, a região Sul do País continua à míngua de água. A situação de stress hídrico no solo diminuiu ligeiramente, mas os problemas de fundo – seca severa e extrema – pairam no horizonte.

De acordo com o índice meteorológico de seca do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no final de outubro 40% de Portugal continental estava em chuva fraca, 31,8% normal, 13,6% em seca fraca, 11, 6% em seca moderada e 3% em seca severa.

De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca: meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconómica. A seca meteorológica está diretamente ligada ao défice de precipitação, quando ocorre precipitação abaixo do que é normal.

Além do índice de seca, o Boletim Climatológico do IPMA indica que o mês de outubro, em Portugal continental, classificou-se como muito quente e seco em relação à temperatura do ar e normal relativamente à precipitação.

O valor médio da temperatura do ar (17,73 graus Celsius) foi o 6º mais alto desde 2000. O valor médio de temperatura máxima do ar, 23,69 graus Celsius, foi superior ao valor normal (2,46%) e é o 5º valor mais alto desde 2000.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8