Escolha o Correio da Manhã como "Fonte Preferida"
Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.
Além dos trabalhadores da antiga Groundforce, também os da empresa de 'handling' Portway têm uma greve marcada para o período do Natal e Ano Novo.
Os trabalhadores da SPdH/Menzies (antiga Groundforce) iniciam hoje uma greve que se vai prolongar até às 24:00 do dia 26 de dezembro, reivindicando melhores condições salariais e de trabalho.
A greve, que teve início às 00:00, é efetuada em módulos de duas horas nas entradas e/ou saídas dos turnos, segundo o pré-aviso do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA).
Na origem desta paralisação dos trabalhadores aeroportuários, como os que prestam assistência em terra ('handling'), está a ausência de resposta da empresa a revindicações que se prendem com questões salariais e condições de trabalho, nomeadamente a falta de transportes a algumas das horas em que turnos começam e acabam e a exigência de que os trabalhadores paguem o parque de estacionamento quando levam o seu carro.
O SIMA exige ainda que a Menzies acabe com a existência de vencimentos base inferiores ao valor do salário mínimo nacional (820 euros em 2024) e cumpra o pagamento das horas noturnas pelo valor previsto no acordo de empresa.
Além dos trabalhadores da antiga Groundforce, também os da empresa de 'handling' Portway têm uma greve marcada para o período do Natal e Ano Novo.
A greve convocada pelos sindicatos abrange todo o trabalho suplementar, com início às 00:00 do dia 24 de dezembro de 2024 e até às 24:00 de dia 01 de janeiro de 2025.
Decorrerá ainda a partir das 00:00 horas do dia 24 de dezembro até às 24:00 do mesmo dia e a partir das 00:00 horas do dia 31 de dezembro até às 24 horas do último dia do ano.
A paralisação irá também abranger o trabalho em dia feriado que seja dia normal de trabalho, a partir do dia 24 de dezembro e até 02 de janeiro de 2025.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.