page view

Instabilidade na rede espanhola dificultou arranque em Portugal

Restabelecimento foi feito “a partir de uma situação de vazio”, explicou a REN.

29 de abril de 2025 às 01:30

O restabelecimento do fornecimento de energia elétrica em Portugal foi dificultado pela instabilidade da rede espanhola, igualmente afetada pelo apagão histórico desta segunda-feira, tal como parte da rede francesa. Isto porque a única interligação internacional do sistema energético português é com Espanha, e a rede espanhola não estava ainda suficientemente estabilizada e capaz de ajudar na reposição do sistema português.

Assim, enquanto o país vizinho pôde contar com a ajuda da interligação com as redes elétricas francesa e marroquina para restabelecer gradualmente os seus serviços ao longo do dia, Portugal foi obrigado a recorrer às centrais de Castelo de Bode e da Tapada do Outeiro, que são as duas únicas com capacidade de ‘black start’, ou arranque autónomo sem ajuda de tensão de rede. Apesar desta capacidade, o arranque destas centrais foi também dificultado pelo facto de praticamente não haver consumo na rede nacional durante o apagão, uma vez que, quando não há procura, os sistemas de segurança obrigam as centrais a parar.

Durante a tarde desta segunda-feira, a REN confirmou em comunicado que a operação “reveste-se de dificuldade acrescida por ser feita a partir de uma situação de vazio, isto é, sem o auxílio de energia proveniente de fontes de produção, ou de Espanha, onde também decorre uma complexa operação de restabelecimento do serviço”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8