page view

Mais de 30 concelhos de cinco distritos em perigo máximo de incêndio

Desde o início do ano e até esta sexta-feira registaram-se mais de duas mil ocorrências de fogo, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

04 de julho de 2025 às 07:28

Mais de 30 concelhos dos distritos de Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco e Portalegre estão esta sexta-feira em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado e elevado quase todos os concelhos dos 18 distritos do continente. De acordo com os cálculos do instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado nos próximos dias em alguns distritos.

Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

De acordo com o 'site' do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), desde o início do ano e até esta sexta-feira ocorreram 2.720 ocorrências de fogo, tendo ardido 7.846 hectares em espaços rurais. Por causa da continuação de tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Portalegre, Castelo Branco, Beja e Évora até às 18h00 de esta sexta-feira e Bragança, Guarda e Vila Real até às 21h00 de hoje.

O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8