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Portugal e Espanha vão avaliar custos e benefícios de migração para bitola europeia até 2027

Entre as metas até 2034, está prevista a implementação do sistema europeu de gestão de tráfego ferroviário entre Lisboa e Madrid.

30 de outubro de 2025 às 11:25

Portugal e Espanha comprometeram-se a avaliar os custos e benefícios socioeconómicos e o impacto para a interoperabilidade da migração da bitola ferroviária ibérica para a bitola europeia padrão até 2027, anunciou esta quinta-feira o Ministério das Infraestruturas.

"No caso de avaliação favorável, os dois países apresentarão um plano devidamente coordenado para a migração de bitola", avançou o Governo, em comunicado.

Os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordaram um conjunto de ações que vão permitir avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid até 2030, com viagem de cinco horas, e uma ligação de alta velocidade de cerca de três horas até 2034, segundo a mesma nota.

Entre as metas até 2034, está prevista a implementação do sistema europeu de gestão de tráfego ferroviário (European Rail Traffic Management System - ERTMS) em diversos trechos entre Lisboa e Madrid.

"Este projeto é mais do que uma ligação ferroviária, é uma ponte para o futuro da mobilidade sustentável e da coesão europeia", realçou o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Segundo o Governo, todas estas ações vão ser refletidas nos respetivos planos nacionais de investimento, "garantindo o compromisso político e financeiro com uma infraestrutura moderna, eficiente e amiga do ambiente".

Em concreto, a "estratégia ibérica" tem como metas, até 2030, a ligação direta entre as duas capitais, a conclusão das obras na nova linha de alta velocidade entre Évora e Caia até 2025 e entrada em operação em 2026, a entrada em operação do troço Plasencia-Talayuela até 2028, o início da construção da segunda via entre Poceirão (Palmela) e Bombel (Vendas Novas) em 2026, com conclusão até 2029 e operação em 2030, e ainda a conclusão dos estudos para a nova linha Lisboa-Évora, incluindo a Terceira Travessia sobre o Tejo até 2027.

Já até 2034 está previsto avançar com uma ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, com um tempo de viagem de cerca de três horas, bem como a construção da nova linha de alta velocidade Lisboa-Évora, incluindo a Terceira Travessia sobre o Tejo e duplicação da linha Évora-Caia, "caso se justifique a necessidade", detalhou o Governo.

Está ainda prevista, até àquela data, a elaboração de estudos e eventual construção do novo troço de alta velocidade entre Caia e Badajoz e Estação Ferroviária Internacional Elvas-Badajoz, na fronteira entre os dois países.

Este projeto insere-se na estratégia europeia de mobilidade sustentável e interligação ferroviária transfronteiriça, "envolvendo investimentos estruturantes em infraestrutura, modernização tecnológica e interoperabilidade ferroviária", realçou o Ministério das Infraestruturas.

"Trata-se de um passo histórico na ligação entre Portugal e Espanha", com "investimentos concretos, prazos definidos e coordenação entre os dois países", vincou Miguel Pinto Luz.

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