Gasóleo descerá 6,5 cêntimos e gasolina 3,5 cêntimos. Donald Trump avisou o Irão que não quer portagens no estreito de Ormuz.
Os preços dos combustíveis vão descer no início da próxima semana. O gasóleo deverá cair 6,5 cêntimos, fixando-se nos 2,085 euros o litro, e a gasolina descerá 3,5 cêntimos, passando a custar 1,908 euros por litro. Estes valores são, contudo, indicativos, já que em muitos postos os preços poderão ser superiores.
A queda no preço dos combustíveis, que começará a fazer-se sentir segunda-feira, resulta da descida do preço do barril de petróleo, que ontem rondava os 95 dólares, consequência do cessar-fogo estabelecido terça-feira entre os Estados Unidos e o Irão. Este acordo permitiu desbloquear parcialmente o estreito de Ormuz, por onde passam cerca de 20% do comércio do petróleo mundial, ainda que a circulação de navios continue fortemente condicionada por Teerão. E não só. O Irão estará a cobrar portagens. No caso do petróleo, o valor será de um dólar por barril, o que está a deixar Donald Trump irritado. “É melhor que não esteja a cobrar e, se estiver, é melhor que pare já”, disse o Presidente dos EUA, alegando que tal não faz parte do acordo de cessar-fogo. Um assunto que deverá ser abordado hoje no primeiro encontro entre responsáveis norte-americanos e iranianos, a decorrer na capital do Paquistão, Islamabad, com vista à obtenção de um acordo de paz duradouro. Donald Trump tem deixado claro que os EUA estão prontos para regressar aos combates, caso as conversações não cheguem a bom porto. Quanto ao estreito de Ormuz, também não tem dúvidas: “Muito brevemente, voltaremos a ver o petróleo a circular no estreito, com ou sem a ajuda iraniana, que, para mim, não faz a menor diferença”, garantiu.
O futuro do estreito, que se tornou o ponto central da guerra entre os EUA e Israel contra o Irão, determinará o sucesso das negociações. Apesar das ameaças do líder norte-americano, o Irão já fez saber que não abdicará do controlo de Ormuz. Seja como for, mesmo que seja alcançado um acordo de paz no Médio Oriente e a questão do estreio fique resolvida, levará meses até que o preço do petróleo regresse aos valores de antes da guerra.
E TAMBÉM
JD Vance “não nos enganem”
“Se os iranianos estiverem dispostos a negociar de boa-fé, estaremos dispostos a estender a mão”, disse o vice-presidente dos EUA. “Penso que será uma negociação positiva”, acrescentou JD Vance, deixando contudo um aviso: “Se nos tentarem enganar, vão descobrir que a equipa de negociação não está muito recetiva.”
Capacetes-azuis
Mais de 70 países condenaram já os ataques contra a Força Interina da ONU para o Líbano. “As forças de paz nunca devem ser alvo de ataques”, alertam.
Defender a Palestina
Uma nova Flotilha Global Sumud, com pelo menos 70 barcos e mil pessoas, prevê partir no domingo de Barcelona, Espanha, rumo ao território palestiniano de Gaza, anunciou a organização. Pretende ser “a maior missão marítima em defesa da Palestina” da história. Israel mantém o bloqueio ao enclave e tem intensificado os ataques na Cisjordânia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.