page view

2,3 milhões residiam fora do País em 2013

Portugal tem a segunda maior taxa de emigração da Europa.

20 de julho de 2015 às 01:00

Portugal tinha 2,3 milhões de pessoas emigradas em 2013, segundo dados do Observatório da Emigração (OE), sendo o país da União Europeia com a segunda maior taxa de emigrantes (20% da população residente) a seguir a Malta.

Estima-se que haja 216 milhões de migrantes no Mundo, sendo que os portugueses representarão mais de 1 por cento. Em 2013, cerca de 110 mil portugueses deixaram o País, quase três vezes mais do que em 2001, quando saíram apenas 40 mil. Mas, segundo o Governo, os dados de 2014 poderão indicar uma redução (ver entrevista).

Os números não são contudo totalmente fidedignos, porque não existem registos das saídas e resta recorrer a dados dos países de acolhimento, que nem sempre são credíveis.

Certo é que a recente crise fez "acentuar o caráter europeu da emigração portuguesa", segundo o OE, indicando que 85% das saídas têm como destino países no velho continente.

O Reino Unido é hoje o principal destino e a emigração portuguesa tornou-se o quinto maior movimento de entrada naquele espaço. Muita desta emigração é qualificada – o perfil do emigrante luso mudou, com os detentores de estudos superiores a duplicarem desde 2001. A França continua a ser o país com maior número de emigrantes lusos, que ali são a terceira maior população estrangeira. Fora da Europa, EUA, Canadá e Brasil são os países com mais portugueses.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8