page view

APDL afirma que derrame de ácido clorídrico no porto de Leixões encontra-se "totalmente controlado"

Fuga em contentor com ácido clorídrico já está contida. No local esteve uma equipa de matérias perigosas dos Bombeiros Sapadores do Porto.

Atualizado a 21 de maio de 2025 às 11:11
A carregar o vídeo ...

Reaberto acesso ao porto de Leixões a partir da A28 após fuga de gases

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) garantiu esta quarta-feira que o derrame de ácido clorídrico no terminal ferroviário de mercadorias de Leixões encontra-se "totalmente controlado".

O derrame de ácido clorídrico resultante de um contentor parqueado no Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões, em Matosinhos, distrito do Porto, ocorreu às 23h45 de terça-feira.

De acordo com a APDL, a ocorrência foi "prontamente sinalizada e objeto de uma intervenção imediata" por parte das autoridades competentes, com o apoio das equipas de emergência.

"A situação encontra-se, neste momento, totalmente controlada, tendo a fuga sido contida de forma eficaz, sem registo de impactos significativos", sublinhou.

Os acessos ao porto de Leixões, através da A28, encerrados como medida de precaução, foram reabertos pelas 08:00, encontrando-se a funcionar com normalidade.

A APDL refere ainda que "continuará a acompanhar a situação em articulação com as entidades responsáveis" e reitera "o seu compromisso com a segurança e a proteção ambiental".

Publicada originalmente a 21 de maio de 2025 às 07:46

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8