page view

Algarve e Lisboa têm as casas mais caras mas a Região do Norte vende mais

Lisboa, Algarve, Madeira e Península de Setúbal com valores de imóveis acima da média nacional.

25 de setembro de 2025 às 15:37

A Região do Norte registou o maior aumento do número de casas vendidas do país no segundo trimestre deste ano. No entanto, e segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Lisboa e o Algarve apresentam o preço médio mais alto.

Noticiado esta quinta-feira pelo Jornal de Notícias (JN), o Índice de Preços de Habitação do INE mostra que foram vendidos 42 889 alojamentos familiares no segundo trimestre deste ano. O Norte conta com cerca de 30% dessas casas, a Grande Lisboa com 19%, seguida do Centro com 16%, a Península de Setúbal com 10%, Oeste e Vale do Tejo com 9%, Algarve com 8%, o Alentejo com 5%, e os arquipélagos da Madeira e dos Açores com 2%.

Segundo as contas do JN, durante esse período, em Lisboa os imóveis custavam em média 385 mil euros, o valor mais alto de Portugal. Perto deste valor estão o Algarve com 361 mil euros, a Madeira com 275 mil euros e a Península de Setúbal com 246 mil euros.

Abaixo da média nacional de 239 mil euros encontram-se a Região do Norte onde uma habitação pode valer 207 mil euros, os Açores com 186 mil euros, o Centro com 140 mil euros e o Alentejo com 125 mil euros. 

Durante o segundo trimestre, o Norte foi a região que registou o maior crescimento das vendas, com um aumento de 18%, estando a cima da média do país de 16%.  As restantes regiões registaram aumentos de 11 e 16% à exceção da Madeira que registou uma diminuição de 5%. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8