page view

Algarve só tem água até final do ano

Alívio das restrições ao consumo de água no Algarve representa para a Zero que o Governo cede à pressão exercida pelo setor agrícola.

23 de maio de 2024 às 22:36

A associação ambientalista Zero alerta que as "atuais reservas de água do Algarve só permitem garantir o abastecimento público até ao final do ano". E vê o alívio das restrições ao consumo de água como "um sinal de irresponsabilidade por parte do atual Governo". 

Para a Zero, com "o verão é expectável que ocorra um agravamento da situação de seca no país, em particular nas regiões mais a Sul".  Considera, por isso, que como se desconhece como serão os primeiros meses do próximo ano hidrológico no que respeita aos níveis de precipitação, pode "colocar-se em causa a garantia do abastecimento público durante o próximo ano".

"A Agência Portuguesa do Ambiente veio, há cerca de um mês, anunciar que as reservas hídricas do Algarve apenas dispunham do volume necessário para garantir um ano de abastecimento público. Perante esta situação é com grande preocupação que a Zero vê serem agora revogadas as medidas de restrição ao consumo de água, considerando este alívio como um sinal de irresponsabilidade do atual Governo, que parece insistir na habitual implementação de medidas de curto prazo sem uma visão estratégica do problema e das suas possíveis soluções", divulgou em comunicado a Zero.

Para a associação as "novas medidas anunciadas são uma clara cedência à pressão que tem vindo a ser exercida pelo setor agrícola para o aumento da oferta de água". A decisão prevê um reforço da água disponível para a agricultura em 13,14 hm3, de 2,65 hm3 para o consumo humano e de 4,17 hm3 para o turismo.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8