page view

Botulismo baixa venda de alheiras

Investigação aponta para problema no armazenamento.

29 de setembro de 2015 às 08:30

Conhece sintomas de botulismo?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Conhece sintomas de botulismo?

As alheiras e os queijos da marca Origem Transmontana que foram retirados do mercado pela ASAE não terão sido produzidos pela firma do ex-concorrente do Masterchef, Luís Portugal, na antiga escola primária da aldeia de Paradinha Nova, Bragança. O consumo de alheiras da marca provocaram três casos de botulismo alimentar, doença que pode ser fatal.

Os três doentes continuam internados. Entre eles, um suíço de 31 anos que está hospitalizado no seu país. O primeiro caso foi notificado no dia 11 deste mês, o último a 23. Isabel Marinho Falcão, da Direção-Geral da Saúde, disse ao CM que os doentes estão a "evoluir bem ". Mas não se sabe quando terão alta. Segundo a mesma responsável, a "investigação continua a ser feita", recaindo suspeitas sobre o armazenamento e reembalagem.

Ao CM, fonte da empresa do ex-concorrente do Masterchef Luís Portugal referiu que produzem "as alheiras de outubro a março" e acrescentou: "Fora desses meses compramos o fumeiro e os queijos a unidades locais certificadas e autorizadas. Colocamos os rótulos da Origem Transmontana mas os produtores estão identificados."

Após a fiscalização, a ASAE não encerrou as instalações, uma vez que a fábrica não labora em setembro. A Associação Comercial e Industrial de Mirandela demarca-se do problema e diz que "Origem Transmontana é apenas uma marca comercial". Encomendas de toneladas de alheira foram canceladas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8