page view

Ambulâncias dos bombeiros do Algarve retidas nas urgências de hospitais 315 horas em 20 dias

Denúncia é da Federação de Bombeiros do Algarve e da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, que manifestam preocupação perante a "crescente retenção de ambulâncias dos Corpos de Bombeiros nos Serviços de Urgência Hospitalar da Unidade Local de Saúde do Algarve

21 de julho de 2026 às 19:54

As ambulâncias dos diversos corpos de bombeiros do Algarve estiveram retidas 315 horas, nos últimos 20 dias, à porta dos serviços de Urgência dos hospitais de Faro e Portimão, à espera da devolução das macas onde transportaram doentes.

A denúncia é da Federação de Bombeiros do Algarve e da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, que manifestam preocupação perante a "crescente retenção de ambulâncias dos Corpos de Bombeiros nos Serviços de Urgência Hospitalar da Unidade Local de Saúde do Algarve, alertando que a situação que "está a comprometer, de forma grave, a capacidade de resposta da Emergência Pré-Hospitalar na região.

"Diariamente, diversas ambulâncias permanecem retidas durante várias horas nas urgências hospitalares, aguardando a transferência dos doentes para as equipas clínicas. Durante esse período deixam, simplesmente, de existir para o sistema de emergência", revela a Federação de Bombeiros do Algarve, que alerta que "cada ambulância retida representa menos um meio disponível para responder a uma paragem cardiorrespiratória", "menos um meio para acudir a um acidente rodoviário" ou "menos um meio para socorrer uma criança, um idoso ou qualquer cidadão que necessite de assistência urgente".

Devido à diminuição da disponibilidade das ambulâncias de cada concelho, são mobilizados de meios provenientes de outros concelhos, "aumentando os tempos de resposta, reduzindo a capacidade operacional dos Corpos de Bombeiros e fragilizando a segurança das populações".

Perante o problema, a Federação de Bombeiros do Algarve e AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve considera que é "urgente implementar medidas que permitam reduzir significativamente os tempos de retenção das ambulâncias, reforçando os mecanismos de articulação entre a Unidade Local de Saúde do Algarve, o INEM e os Corpos de Bombeiros".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8