page view

Anticoagulantes podem prevenir AVC

Situação em doentes com arritmia cardíaca.

26 de fevereiro de 2015 às 08:57

As pessoas com arritmia cardíaca denominada fibrilhação auricular têm cinco vezes mais probabilidade de sofrer um Acidente Vascular Cerebral fatal ou com sequelas graves, mas existe medicação que pode prevenir a maioria desses acidentes, disse um especialista.

Victor Gil, professor da Faculdade e Medicina de Lisboa e coordenador da unidade cardiovascular do hospital dos Lusíadas, disse hoje à agência Lusa que estes novos medicamentos "abrem uma nova esperança" no tratamento dos doentes com fibrilhação auricular, doença na origem de 20 por cento do total de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), uma das principais causas de morte em Portugal.

No dia em que arranca no Algarve o 9.º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global, Victor Gil explicou à Lusa que todos os "doentes hipertensos têm que manter a sua pressão arterial controlada ao longo da vida", mas alertou que há "2,5 por cento da população portuguesa" com fibrilhação auricular e que essa arritmia afeta "mais de 10 por cento da população com mais de 80 anos".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8