page view

Anuário CM 2024: Luís Marques Mendes escreve sobre o que de mais importante aconteceu em Portugal e no Mundo este ano

No próximo domingo com o CM. Ao longo de mais de 100 páginas, tudo o que precisa saber sobre o ano que agora termina, em todas as áreas.

26 de dezembro de 2024 às 08:11

“Neste ano de mudança, fomos convivendo com o pior e o melhor. Pela negativa, o caso das gémeas luso-brasileiras, tema que causou grande desgaste nas instituições; as mortes na sequência de uma greve do INEM, o que mostra que em questões essenciais o Estado falha e não devia falhar; os incêndios rurais que voltaram a assolar o País; e os lamentáveis incidentes no Bairro do Zambujal, onde à tragédia de uma morte se sucedeu o pesadelo da violência. Mas tivemos também bons exemplos: finalmente foram resolvidas querelas que se arrastavam no tempo, com professores, militares e polícias; está finalmente decidida a localização do novo aeroporto; a economia nacional cresce bem acima da média europeia; o Orçamento do Estado foi finalmente aprovado, depois de uma longa novela e intensas negociações.” Excerto do artigo de Marques Mendes no Anuário CM. Não perca!

“A vitória de Donald Trump nas eleições deste ano é talvez a ressurreição política mais impressionante do nosso tempo. Em Janeiro de 2021, depois da derrota para Joe Biden, Trump foi o responsável moral pelo assalto ao Capitólio. A intenção era clara: acicatar os seus apoiantes para que impedissem, pela força, a certificação da vitória de Biden. Isto, e só isto, seria o epitáfio de qualquer político.

Se juntarmos ao cadastro as 91 acusações criminais e a condenação por falsificação de registos comerciais relacionados com pagamentos ilícitos a uma actriz de filmes pornográficos, o enterro estava feito. Não houve enterro – e os democratas são os primeiros culpados”. João Pereira Coutinho escreve sobre a Figura Internacional do Ano.

Factos do ano

ORÇAMENTO APROVADO

Foram longos meses de negociação até haver fumo branco, mas o Governo acabou por ver o seu primeiro Orçamento aprovado, com a ajuda do PS.

SAÚDE UM ANO DE CAOS

Havia um plano para resolver o problema da saúde, mas não passou de boas intenções. A saúde continua em coma.

VALE DE JUDEUS FUGA

Cinco perigosos reclusos escaparam da prisão de alta segurança em plena luz do dia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8